I Encontro Regional de
Matemática Aplicada e Computacional
do Nordeste

A percepção da necessidade de congregar, num único evento, a comunidade científica da área de Matemática Aplicada e Computacional da região nordeste, bem como da larga experiência acumulada na realização de eventos pelos membros dessas Regionais, deu origem a proposta de realização do Primeiro Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional da Região Nordeste, I ERMAC-NE.

O I ERMAC-NE tem por objetivo a divulgação da Matemática Aplicada e Computacional a um público amplo, a formação e integração de capital humano nesta área, trocas de experiências, intercâmbio acadêmico e científico entre professore(a)s e pesquisadores atuantes no País, principalmente os que atuam em instituições da região nordeste nas grandes áreas das ciências exatas e engenharias. Ambiciona ainda promover a pesquisa e ensino de qualidade em Matemática Aplicada e Computacional, no âmbito da região nordeste, particularmente, do semiárido nordestino.

Em virtude da natureza deste I ERMAC-NE, de congregar pesquisadores de toda a região nordeste, bem como o fato de que o evento pretende reunir pela primeira vez as três regionais da SBMAC na região, é apropriado que este tenha lugar na Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF.

A UNIVASF é uma universidade multicampi que tem como área de abrangência o semiárido nordestino e o vale do São Francisco, com campi nos estados da Bahia, Pernambuco e Piauí. O evento será realizado no Complexo Multieventos, que está localizado no Campus Juazeiro-BA, cidade que junto a cidade-irmã Petrolina-PE e o Rio São Francisco, compõe um dinâmico conglomerado econômico, geográfico, histórico e cultural que já foram destaques nos versos e prosas de vários artistas da cultura local e nacional.